
Publicações
Textos publicados por Marilia Carvalho ao longo do doutorado.
Rebeldias e disforias na canção
O quereres de Caetano Veloso
(CARVALHO & FREITAS, 2022)
Artigo acadêmico publicado na revista musical argentina El oído pensante (v. 10.1, p. 86-113, mar/set 2022). Consiste em revisão e ampliação do Capítulo 4 da dissertação Progressões rebeldes: dois ensaios sobre harmonia e valoração em música (CARVALHO, 2018).
O mundo (re)criado por Vinci de Moraes
(CARVALHO, 2022)
Resenha produzida no contexto da disciplina do doutorado Fonogramas e acervos musicais na história da música popular no Brasil, ministrada pela professora Márcia Ramos de Oliveira no primeiro semestre letivo de 2021. A obra resenhada é uma publicação de 2019 que integra a Coleção Entr(H)istória, do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo em parceria com a Editora Intermeios. O livro resulta da tese de livre-docência defendida por José Geraldo Vinci de Moraes em 2017 na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP) e discorre sobre a atuação de cronistas e memorialistas na construção da historiografia da música popular do Brasil. Revista Opus, v. 28, p. 1-10, ago 2022.
Modos musicais: atualiza-se o imbróglio
(CARVALHO & FREITAS, 2022)
Trabalho publicado nos anais do XXXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), realizado na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, de 17 a 21 de outubro de 2022, na subárea Musicologia.
Rebeldia sem palavras:
Erik Satie e sua Gymnopédie n. 1
(CARVALHO & FREITAS, 2024)
Artigo que consiste em revisão e ampliação de um dos ensaios analíticos que compõem a dissertação Progressões rebeldes: dois ensaios sobre harmonia e valoração em música (CARVALHO, 2018). O artigo foi publicado como o décimo segundo capítulo do livro MusiCS em Perspectivas, produção do grupo de pesquisa Música, Cultura e Sociedade. Organizado por Cristina Moura Emboaba, Nira Azibeiro Pomar e Carolina Momm de Melo. Lançado pela Editora Pimenta Cultural.
Às nossas Carmens: Uma resenha
de Carmen de Georges Bizet,
de Susan McClary - Edusp, 2020
(CARVALHO, 2024)
Resenha produzida no contexto da disciplina Metodologias da pesquisa histórico-musicológica, ministrada pelo professor Marcos Tadeu Holler no segundo semestre de 2021, e publicada pela Revista Cidade Nuvens, periódico eletrônico sobre Arte, do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri, Crato-CE (v. 2, n. 10, p. 154-159, dez 2024)
Tagg e seu modo de entender
os modos musicais
(CARVALHO & OLIVEIRA, 2024)
Artigo científico publicado no Dossiê Philip Tagg: Por uma musicologia expandida, organizado pela Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia. Consiste em revisão sobre a concepção de modalismo do musicólogo britânico Philip Tagg. Revista Musimid, v. 5, n. 2, p. 36-60, dez 2024.
Tom Jobim, Vinicius de Moraes e uma Sinfonia para o alvorecer de uma nação
(CARVALHO & OLIVEIRA, 2024)
Trabalho publicado nos anais eletrônicos do XXVII Encontro Estadual de História da Associação Nacional de Pesquisa em História (Anpuh-SP), realizado de 02 a 06 de Setembro de 2024 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, SP). A comunicação integrou a programação do Simpósio Temático “Vamos falar sobre música: diálogos, debates e contribuições para favorecer o tema música como objeto de pesquisa entre historiadores”, coordenado por Breno Amparo (PUC-SP) e André Acastro Egg (UNESPAR - Campus de Curitiba II).