top of page
Sombra na parede
Marilia Carvalho

PERCURSO ACADÊMICO

Marília do Espírito Santo Carvalho iniciou sua trajetória na música aos cinco anos de idade no Centro Cultural Pró-Música, em Juíz de Fora, MG. Desde então, jamais interrompeu os estudos formais de música. Estudou no Conservatório Estadual de Música Haydée França Americano, também em Juiz de Fora, e no Centro de Artes da Universidade do Amazonas, em Manaus. Em 1996, aos onze anos de idade, ingressou como aluna no Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP-EMB), onde concluiu cursos técnicos em flauta doce (2004), flauta transversal (2005) e arranjo (2014).

 

Em 2007, licenciou-se em Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade de Brasília (UnB). Em 2018, concluiu Mestrado em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGMUS-UDESC), na área de concentração Musicologia-Etnomusicologia, sob a orientação do professor Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas. Em agosto de 2020, reingressou no PPGMUS-UDESC para cursar o Doutorado em Música, na linha Teoria e História. Nos primeiros anos, foi novamente orientada pelo professor Sérgio Freitas, e, a partir de abril de 2024, passou à supervisão dos professores Márcia Ramos de Oliveira (orientadora) e Guilherme Sauerbronn de Barros (coorientador).

 

Desde 2011, Marília Carvalho é professora efetiva da Escola de Música de Brasília (CEP-EMB), onde leciona flauta doce, música de câmara e disciplinas teóricas para estudantes de todas as idades. Para realizar mestrado e doutorado, Marília foi contemplada pelo edital de ‘afastamento remunerado para estudos’ da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE/DF).

Ao longo do doutorado, Marília fez cursos de extensão e participou como ouvinte de diversos eventos científicos. Apresentou trabalhos nos eventos:  XXXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), realizado de 17 a 21 de outubro de 2022 na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal; XXVII Encontro Estadual de História da Associação Nacional de Pesquisa em História (Anpuh-SP), realizado de 02 a 06 de setembro de 2024 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, SP); II Encontro de Musicologia da Universidade Federal de Pernambuco (II EMUFPE), realizado de 21 a 24 de maio de 2025, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE, em Recife.

 

Em janeiro de 2024, a doutoranda foi aprovada no Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes, após ter sido aceita para desenvolver parte de sua pesquisa junto ao renomado musicólogo estadunidense Thomas Christensen, do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Chicago-IL, EUA. Na impossibilidade de levar sua filha à época ainda lactente, tendo em vista que o PDSE não prevê recursos para isso, Marília precisou devolver a bolsa e declinar ao convite do Prof. Christensen.

Dentre as publicações mais recentes, destaca-se o artigo “Tagg e seu modo de entender os modos musicais” (CARVALHO & OLIVEIRA, 2024), que integra o Dossiê Philip Tagg: Por uma musicologia expandida, organizado pela Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia (MusiMid).

Entre em contato

© 2025 by Diogo Vanelli. Powered and secured by Wix

bottom of page